O Projeto Ser Pleno foi criado no ano de 2012, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Goiás, com objetivo principal de definir um modelo efetivo de formação integral do estudante, em tempo integral.
O Projeto vem sendo desenvolvido em 10 escolas de Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano), envolvendo 2.549 alunos e 300 profissionais da educação entre professores, gestores e coordenadores.
Completamente inovador na forma como atua na organização da escola e na rotina de professores e alunos, o Projeto aplica princípios e conceitos que deram resultado positivo em várias partes do mundo.
Para que mudanças tão profundas aconteçam no sistema público brasileiro, o IJC trabalha muito próximo das escolas, com 6 facilitadores que têm o papel de intermediários entre o IJC e a escola, e todos os professores permanecem em tempo integral, com gratificação de permanência. O tempo de trabalho dos professores contempla horário para estudo individual, para planejamentos coletivos (por turma e por disciplina), bem como aulas participativas, em que professores de uma disciplina participam de aulas de outros.
A transformação do trabalho solitário em trabalho solidário, colaborativo, tem operado mudanças surpreendentes na lógica da escola, que passa a construir uma cultura de partilha profissional, com busca de resultados positivos para a escola como um todo.