História

1935 é o marco inicial

A história do Grupo Jaime Câmara se confunde com a história dos goianos e dos tocantinenses. Ao longo de quase 80 anos, os veículos do GJC não só contam a história da sociedade e do desenvolvimento do Centro-Norte brasileiro como fazem parte desse processo ativamente. Nasceu com a fundação da papelaria e tipografia J. Câmara e Companhia, dos sócios Jaime Câmara e Henrique Pinto Vieira, na antiga capital de Goiás, em 1935, no século XX, mas logo seguiu para Goiânia, em busca de desenvolvimento. Em 1937, a empresa se transfere para a nova capital sob a direção dos irmãos Jaime Câmara, Joaquim Câmara Filho, Vicente Rebouças Câmara e uma nova razão social: J. Câmara & Irmãos.

 

Comunicação multimídia no DNA

O Grupo Jaime Câmara dá seu primeiro passo de desenvolvimento quando, no dia 3 de abril de 1938, foi editado o primeiro exemplar do jornal O Popular. Em 1961, a então Rádio Anhanguera (hoje Rádio Daqui AM) é incorporada ao Grupo. Dois anos depois, em 1963, nascia a TV Anhanguera em Goiânia, primeira retransmissora do sinal da rede na região, proporcionando, definitivamente, uma trajetória de liderança em todas as faixas de audiência.

 

Expansão

Nos anos subsequentes, o Grupo Jaime Câmara lançou mais dez emissoras de televisão, todas com produções regionais e a grade de programação da Rede Globo, além de outras sete emissoras de rádio AM e FM que foram inauguradas a partir de 1979. O segundo jornal diário, o Jornal do Tocantins, também foi criado no mesmo ano e se tornou porta-voz da campanha de criação do novo Estado do Tocantins, que viria a acontecer em 1988.

O século XXI trouxe para o Grupo Jaime Câmara a oportunidade de se transformar e se expandir mais uma vez. As crescentes mudanças nas plataformas utilizadas pelos usuários fizeram com que o Grupo investisse em tecnologia e permitisse a modernização dos seus veículos e infraestrutura, oferecendo ao seu público mais praticidade, rapidez, conveniência e garantindo acesso a versões on-line do jornal O Popular e Jornal do Tocantins, além dos conteúdos digitais de novos sites e portais.

A partir de 2007 o Jornal Daqui, terceiro jornal do Grupo, se destaca com um dos maiores índices de crescimento da história em circulação e venda em bancas, sobressaindo-se nacionalmente e alcançando o 3° lugar em circulação no País com a marca de 200 mil exemplares (segundo dados do Instituto Verificador de Circulação). No ano seguinte, em 2008, a TV Anhanguera sai na frente, tornando-se a primeira afiliada Globo e a quarta do País a adotar a transmissão digital. Em 2013 o Grupo lança o jornal Daqui Tocantins, em Palmas.

MAPA DO SITE

Copyright © 2001-2014, J. Câmara e Irmãos S/A. Todos direitos reservados.
Português - English - Español