Instituto Jaime Câmara

Considerando o momento histórico do país, de expansão econômica e carência de capital humano qualificado, o Grupo Jaime Câmara entendeu que sua maior contribuição, no setor social, seria buscar o desenho de políticas inclusivas e direcionadas a tratar dos diferentes problemas que impedem a qualidade da educação brasileira de melhorar, instituindo aos 03 de janeiro de 2011, o Instituto Jaime Câmara.

 

O Instituto Jaime Câmara é uma associação sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver estudos, pesquisas e projetos que ajudem a construir modelos inovadores na área da Educação, que depois de avaliados e validados, poderão ser oferecidos às redes de ensino públicas no Brasil, com a possibilidade de se tornarem políticas públicas.

 

 

Projetos

O Projeto Ser Pleno foi criado no ano de 2012, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Goiás, com objetivo principal de definir um modelo efetivo de formação integral do estudante, em tempo integral.

O Projeto vem sendo desenvolvido em 10 escolas de Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano), envolvendo 2.549 alunos e 300 profissionais da educação entre professores, gestores e coordenadores.

Completamente inovador na forma como atua na organização da escola e na rotina de professores e alunos, o Projeto aplica princípios e conceitos que deram resultado positivo em várias partes do mundo.

Para que mudanças tão profundas aconteçam no sistema público brasileiro, o IJC trabalha muito próximo das escolas, com 6 facilitadores que têm o papel de intermediários entre o IJC e a escola, e todos os professores permanecem em tempo integral, com gratificação de permanência. O tempo de trabalho dos professores contempla horário para estudo individual, para planejamentos coletivos (por turma e por disciplina), bem como aulas participativas, em que professores de uma disciplina participam de aulas de outros.

A transformação do trabalho solitário em trabalho solidário, colaborativo, tem operado mudanças surpreendentes na lógica da escola, que passa a construir uma cultura de partilha profissional, com busca de resultados positivos para a escola como um todo.

Em parceria com a Fundação Vitor Civita, o Instituto Jaime Câmara realizou um Projeto Piloto para a construção de uma plataforma para ensino de matemática à distância. A Plataforma hoje já está disponível.

Os cursos online na disciplina de matemática têm como objetivo oferecer conhecimento específico aprofundado na didática de matemática e são voltados para educadores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, com desenvolvimento de atividades programadas, baseadas em situações reais de sala de aula, monitoradas por especialistas.

Os módulos disponíveis são Cálculo Mental, Sistema de Numeração, Conhecimentos Geométricos, Conhecimentos Espaciais, Campo Aditivo, Campo Multiplicativo, Números Racionais, Uso de Jogos, Uso da Calculadora, Matemática na Educação Infantil.

O projeto Métodos Inovadores de Ensino, desenvolvido pelo Movimento Todos pela Educação (TPE), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC) e o apoio do BID, Fundação Telefônica, Samsung, Itaú BBA, e do Instituto Natura, envolve 140 escolas da rede estadual de ensino do estado de Goiás, 70 de tratamento e 70 de controle.

O Instituto Jaime Câmara é a organização implementadora do Projeto em Goiás, responsável por liderar e monitorar o processo de implementação, assegurando o cumprimento das metas, cronogramas e orçamento designado para cada tarefa; desenhar e coordenar programa de formação para os professores participantes; bem como coordenar, com a empresa responsável pela plataforma web, as definições e acessos de usuários, a disponibilização dos conteúdos e suas indicações.

O objetivo geral do Projeto é contribuir para políticas públicas educativas que favoreçam o desenvolvimento de iniciativas centradas no aluno e sua aprendizagem, e que façam uso de tecnologia digital.

Estrutura

J. Câmara e Irmãos
S/S
Televisão Anhanguera
S/A
OJC Administração e Participações
S/A
Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira
Diretora Presidente
Marilena Caetana de Sousa
Diretora Administrativa e Financeira
Maria Alice Roriz Câmara
Presidente
Jaime Câmara Júnior
Vice-Presidente
Tasso José da Câmara
Membro
Marcos Tadeu Câmara
Membro
Cristiano Roriz Câmara
Membro
Breno Machado
Membro
Larissa Roriz Câmara Guimarães
Membro
Fernando Câmara
Membro
Danielle de Moraes Câmara Carrijo
Presidente
Luiz Antônio Machado de Araújo
Membro
Ricardo Camilo Câmara
Membro

MAPA DO SITE

Copyright © 2001-2014, J. Câmara e Irmãos S/A. Todos direitos reservados.
Português - English - Español